Notícia

Curiosidades

* Shar-pei é uma raça sensível, apesar do seu temperamento forte.

* Cuidados com a pele, ouvidos e olhos é de extrema importância

Cuidados básicos

- Olhos

Por serem pequenos e fundos, os olhos do Shar-pei podem apresentar secreção. Quando isto ocorrer, devem-se lavar os olhos com soro fisiológico. Caso persista o problema procure o veterinário de sua confiança.

- Ouvidos

A higienização deve ser feita com a utilização de algodão ou gaze seco. Caso exale cheiro ou o animal manifeste algum desconforto, procure o veterinário, pode ser detectada otite em alguns casos. Recomenda-se a utilização de um chumaço de algodão nos ouvidos a fim de impedir a entrada de água na hora do banho, evitando assim problemas.

- Banhos e escovação dos dentes:

O banho deve ser dado com Produtos próprio para cães, pois é uma raça sensível e dependendo pode afetar e causar problemas como dermatite em sua pele.

Já existem no mercado produtos para higiene dental dos cães, mas se preferir pode-se também esfregar os dentes do animal com um chumaço de algodão ou uma gaze para limpa-los.

Recomendações:

Shampoo recomendável para banho:

* Hydra (PetSociety), Beeps.

Outros produtos como SHAMPOO HYPOALLERGENIC e Clorexidina, deve ser consultado por um especialista da área, pois cada cão tem um tipo de pele e um shampoo específico e ideal para sua pelagem.

*Consulte sempre seu veterinário.

Cuidados básicos com a Alimentação:

A alimentação de um cachorro é muito importante e essencial para ser cuidado, principalmente quando se trata de uma raça sensível como o Shar-pei.


É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE:

- FEIJÃO, MILHO, MOLHOS, GORDURAS, OSSOS DE AVES, RESTOS DE COMIDAS, ESPINHA DE PEIXES, UVAS E PASSAS, DOCES E CHOCOLATES, BEBIDAS ALCÓLICAS.

 

Algumas frutas e legumes que podem ser oferecidos ao seu cão:

- Maçã, Manga, Kiwi, Caqui, Melão, Espinafre, Batata Doce, Xuxu, Abóbora, etc


* Evite sempre comidas com sais, temperos e óleo.

* A raça ideal é recomendável aquelas com Classificação Super Premium e de preferência sem uso transgênico.

* Evitar o máximo dar uma ração com uso de antioxidantes sintéticos e corantes.

*Nossa sugestão é o uso da ração Biofresh, Premier Seleção Natural, N&D (farmina), Guabi Natural.

Frequência

A frequência é variada conforme o peso, tamanho e idade do seu cão.

Nas embalagens vêm às recomendações da ração assim como as quantidades indicadas. Sempre leia com atenção os rótulos dos alimentos de seu cão, nele estão contidas informações importantes relacionadas às quantidades de alimento e necessidades diárias, que variam de uma ração para outra. É importante também ler na embalagem sobre o tipo de alimento, se é completo ou complementar e observar as indicações para cada raça e para condições específicas do animal.

Vacinas

Dê preferência para as vacinas adquiridas em clínicas veterinárias (importadas). O cão estará totalmente protegido somente após o último reforço das vacinas. O animal deverá ser vacinado mensalmente até os quatro meses e depois tomar o reforço no mínimo a cada ano ou conforme recomendação do seu veterinário. A antirrábica deverá ser dada aos quatro meses e repetida a cada ano.

A vacina começa aos 45 dias e deve ser dada a cada 21 dias, até a 4ª dose. 

– A 1ª dose da vacina múltipla, deve ser tomada aos 45 dias de vida;

– A 2ª dose deverá ser dada com 66 dias.

– A 3ª dose deverá ser dada com 87 dias. 

- A 4ª dose deverá ser dada com 108 dias. 

É recomendada a aplicação de uma 4ª dose como reforço. A vacina contra tosse dos canis deve ser aplicada aos 60 dias. Somente após essas doses de vacinas o animal poderá sair à rua e/ou ter contato com outros animais, antes ele correrá o risco de ser infectado. Além destas ainda recomendamos a vacina contra Giárdia. Os reforços deverão ser dados ao animal anualmente.

Vermífugos

Mantenha sempre um controle mensal com os vermífugos de ampla ação até os seis meses de idade, depois uma dose a cada três ou quatro meses.

Os filhotes devem ser vermifugados aos 30, 45 e 60 dias de vida.

Combate a parasitas

No caso de pulgas e carrapatos recomenda-se o uso de Bravecto e Simparic.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.