Sobre os Flowered, cada vez mais ganhando espaço e encanto
Os Shar-Peis Flowereds já são aceitos nos USA e Cánada, sendo que eles tem o pedigree reconhecido com as duas cores na AKC (American Kennel Club) e CKC (Canadian Kennel Club) e na Alemanha pela FCI, na Holanda eles já estão participando de exposições, e nós acreditamos que aqui no Brasil também conseguiremos o seu reconhecimento. Foi por essa razão que nos preocupamos em iniciar nossa criação dos flowereds com cães de pedigree reconhecido com as duas cores e passamos a importar nossos primeiros flowereds de USA e Canadá. Nosso Canil tornou-se um dos pioneiros da criação em nosso País, e desde 2000 já estamos produzindo os exemplares de flowereds e a sua popularidade tem chamado a atenção de todos com a sua beleza e encanto.
Aparência Geral de um Shar-pei:
A pelagem deve ser áspera, às vezes “espetada”, afastando-se do tronco principal e, em geral, mais lisa nos membros. O comprimento dos pelos varia de muito curto (1,2cm ou menos, conhecido como “horsecoat” ou “revestimento de cavalo”), ao mais longo (mais de 1,2cm, sem ultrapassar 2,5cm na cernelha, conhecido como “brushcoat” ou “revestimento de escova”). A pelagem macia constitui falta. Pelagem ondulada, aparada ou com mais de 2,5cm (uma polegada) de comprimento é causa de desqualificação. Cor: Branca, e não creme, é a cor principal da pelagem, e cobre de preferência PELO MENOS 50% da cor do corpo todo. O restante da pelagem apresenta uma única coloração diversa, na forma de manchas, pontos e/ou respingos – não ha restrição de cores, sempre que tenha pelo menos 50% de branco, pode ser: preto, vermelho, chocolate, azul, creme, lilac, isabella, etc. Pelo menos três quartos da cabeça devem ser coloridos, com ênfase no padrão de cor em “V” invertido na parte de trás da cabeça, clássico do tipo “flowered”. A ausência do “V” invertido constitui falta. No Shar-Pei “flowered” (florido ou bicolor), é correta qualquer cor que também seja correta para o Shar-Pei de coloração sólida, incluindo Creme, Sable (escuro ou zaino) e Mascarado (com abundância de pelos mais escuros na face, concentrados principalmente no focinho). Observe-se que é falta desqualificante a pelagem tricolor, ou seja, pelagem que apresente mais de duas cores, com exceção do cão Sable ou Mascarado.
PRINCIPAIS FALHAS:
Menos de 50% do corpo branco, Menos de três quartos da cabeça colorido Ausência do padrão em “V” invertido na base do crânio. Linha do dorso incorreta. Cauda rebaixada. Desvios da mordida em tesoura.
DESQUALIFICAÇÕES:
Orelhas eretas,pelagem macia, ondulada, aparada ou com mais de 2,5cm (1polegada) de comprimento. Pelagem tricolor, ou seja, pelagem com mais de duas cores, com exceção dos cães Sable (zainos) ou Mascarados. Qualquer cor correta num Shar-Pei sólido é correta também no Shar-Pei “Flowered”.