Febre Familiar do Shar-Pei
Febre familiar do sharpei
• está em praticamente toda a raça, qualquer cão da raça sharpei pode ou não apresentar a febre familiar do sharpei em qualquer idade, inclusive em filhotes
É uma doença auto inflamatória e não autoimune, existe no organismo e está ligada a produção de ácido hialurônico.
Sabe que a febre familiar é o inchaço de patela (jarretes) traseiras ou inchaço no focinho (importante verificar se não foi picada de algum inseto), com febre alta durando pelo menos 24h a 36h, sendo cortada a febre com dipirona ou algum analgésico. Sharpeis que apresenta consequentemente o aparecimento da febre necessita controlar esses episódios com anti inflamatório mais naturais (por exemplo: omega 3)
Pois como consequência pode indo desgastando o rim quando começa a ter esses episódios de febre.
A mutação é uma variante do número de cópias CNV. Assim, shar-peis podem ser CNV=2, CNV=6 e CNV=10. Deve ser evitado e controlado o acasalamento de sharpeis CNV10 com outro CNV10.
É comum ver algum sharpei na sua fase filhote/filhotão apresentar um episódio e depois não ter novamente o aparecimento
A febre familiar (FFS) pode ser após algum episódio de estresse, banho, passeio, visitas, ou alguma outra coisa que gere estresse, o sharpei é uma raça que se estressa facilmente, manter a tranquilidade deles é essencial.
Não existe um diagnóstico para FFS por meio de exames ou teste genético, o diagnóstico é por sinais clínicos, históricos do cão. Após um episódio de febre é comum o dono correr com o sharpei ao veterinário e ele fazer uma série de exames e não encontrar nada e o M.V ficar sem entender ou dizer que foi algum mal jeito ou picada de inseto, pois sao poucos que conhece a febre familiar do sharpei.
Vale lembrar que reproduzir cães que apresenta a febre durante a vida com muitos episódios frequente, não é adequado.